Rádio Evangelizar João Pessoa | Tocando os corações pela Fé
 
Padroeiro
Padroeiro

A proteção de São José para os trabalhadores.

No dia 1º de maio se comemora o Dia Internacional do Trabalho, ocasião em que as pessoas aproveitam para reforçar os direitos do trabalhador, celebrar e reivindicar melhores condições, mas o que isso tem a ver com São José?

Sabia que além do dia de São José, comemorado em 19 de março, a Igreja celebra também em 1º de maio o dia de São José Operário?

Pois é, São José é um modelo de trabalho tão admirado que, em 1891, o Papa Leão XIII cita sua figura na encíclica Rerum Novarum ao tratar do mundo do trabalho, no trecho sobre “Dignidade do Trabalho”.

“É o que Jesus Cristo Nosso Senhor confirmou com o Seu exemplo. Ele, que «de muito rico que era, Se fez indigente» (2 Cor 8,9) para a salvação dos homens; que, Filho de Deus e Deus Ele mesmo, quis passar aos olhos do mundo por filho dum artesão; que chegou até a consumir uma grande parte da Sua vida em trabalho mercenário: «Não é Ele o carpinteiro, o Filho de Maria?» (Mc 6,3). Quem tiver na sua frente o modelo divino, compreenderá mais facilmente o que Nós vamos dizer: que a verdadeira dignidade do homem e a sua excelência reside nos seus costumes, isto é, na sua virtude; que a virtude é o patrimônio comum dos mortais, ao alcance de todos, dos pequenos e dos grandes, dos pobres e dos ricos; só a virtude e os méritos, seja qual for a pessoa em quem se encontrem, obterão a recompensa da eterna felicidade.”

Depois, em 1955, Pio XII ordenou que, além da festa de 19 de março, fosse celebrada também a festa de São José Operário, em 1º de maio. Dessa forma, São José, além de patrono da Igreja Católica, passou a ser considerado modelo e protetor do trabalhador cristão.

Isso porque foi a ele confiada a missão de ensinar um ofício a Jesus. Além de tê-lo feito muito bem, pelo ofício ser o da carpintaria, Deus, por meio de José e também de Jesus, nos mostra que todo trabalho é digno, pois o deles foi braçal, simples e rude. O trabalho é instrumento de bondade e santificação do homem, pois se opõe à preguiça.

Pela preguiça de trabalhar, muitas coisas são deixadas de lado e acarretam em problemas. Se um funcionário faz um trabalho mal feito, impacta nos resultados da empresa e contribui para sua fragilidade; se por preguiça o trabalho do lar não é bem feito, logo começa a impactar na saúde do casamento, no bem-estar dos filhos e corrobora para uma ruptura familiar; ou, ainda, se por preguiça um aluno deixa a desejar nas entregas escolares, ele só prejudica sua própria formação e o seu futuro... Esses são apenas alguns dos exemplos do quão importante é o trabalho e a aversão à preguiça para viver plenamente as coisas de Deus. Justamente para fortalecer cada devoto, São José Operário intercede por cada um de nós na missão do trabalho, para que santifique o trabalhador e o que é impactado por aquele serviço.

Roguemos, então, a São José Operário por todos os trabalhadores, para que tragam sustento de forma digna às suas famílias contribuindo com o plano de Deus e com a santificação, que ele interceda junto a Deus pelo mundo do trabalho para que o espírito cristão de justiça e paz reine em todos os ambientes, a fim de que a harmonia entre todos que trabalham juntos seja constante.

Fonte: Blog Ave Maria

 
 
 
 

Copyright © Paróquia São José Operário. Todos os direitos reservados