ARQUIDIOCESE DA PARAÍBA
Praça Dom Adauto s/n – Centro
58001-970 – João Pessoa – PB
Fone: (83) 3133.1000. Fax (83) 3133.1029
cpastoral@arquidiocesepb.org.br
Carta Circular aos padres e diáconos, religiosos e religiosas e a todo o Povo de Deus:
Orientações pastorais acerca da vivência do Ano de São José
Caríssimos irmãos e irmãs, paz e bem!
No último dia 8 de dezembro de 2020, o Papa Francisco proclamou o “Ano de São José”, a ser celebrado desde naquele mesmo dia até o dia 8 de dezembro de 2021 em toda a Igreja. Tal proclamação aconteceu por ocasião da comemoração dos 150 anos do Decreto Quemadmodum Deus, que declara São José como Padroeiro Universal da Igreja e foi assinado pelo Papa Beato Pio IX, em 08 de dezembro de 1870. Através da Carta Apostólica Patris Corde, (“Com coração de Pai”) o Papa Francisco apresenta as motivações bíblicas e teológicas, que fundamentam a devoção a São José, bem como nos incentiva a renovar o nosso amor e a propagar ainda mais a devoção a este grande Santo.
O marco inicial das atividades pastorais para o Ano Josefino será a celebração de Missa Solene, neste dia 19 de março, às 19h, na Igreja São José Operário no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. Devido às restrições impostas pela pandemia, a celebração contará apenas com a presença dos Vigários forâneos e padres da Forania Urbana Sul, e será transmitida através das redes sociais da Arquidiocese. Convido a todo clero e o Povo de Deus para que celebrem conosco em unidade neste momento.
No Decreto anexo à Carta Apostólica Patris Corde, o Papa já apresentou diversas sugestões de como celebrar este ano dedicado a São José. Para além dessas, gostaria de indicar ainda mais algumas, que devem ser assumidas pelas paróquias, comunidades religiosas e pastorais de nossa Arquidiocese, dentro daquilo que for possível realizar, tendo em vista que a Pandemia do Covid-19 ainda não nos permite realizar plenamente nossas atividades pastorais presencialmente.
São elas:
1. Promover iniciativas de estudo da Carta Patris Corde junto ao Conselho Pastoral Paroquial ou conselho das diversas associações, movimentos ou novas comunidades e pensar iniciativas a serem realizadas durante este ano de São José, que já está em andamento.
2. Sendo São José padroeiro da Igreja Católica, sugiro às Paróquias e Capelas de nossa Arquidiocese que ainda não possuam uma imagem de São José que, dentro de suas possibilidades financeiras, adquiram e façam a entronização de uma imagem ou de um ícone em lugar adequado dentro do templo. Nas paróquias e capelas, que já possuem imagem ou ícone de São José, que este seja colocado em lugar de destaque ao longo deste ano.
3. Nas paróquias ou capelas, que tenham São José como padroeiro, que se reze a Missa Votiva (Missal Romano, página 955), a cada dia 19 do mês, durante este ano, considerando as normas próprias para cada tempo litúrgico. E nas demais paróquias, que não tenham São José como padroeiro, que se reze a missa votiva na 1ª quarta de cada mês. Quando se celebrar a Missa votiva a São José, que seja recitada a Oração de São José composta pelo Papa Francisco (Salve, guardião do Redentor) antes do final da Missa.
4. Que seja difundido, entre todo o Povo de Deus, o subsídio devocional para o ano de São José preparado pela Coordenação de Pastoral Arquidiocesana.
5. Além dos diversos pontos apresentados pelo Papa Francisco sobre São José na Patris Corde, busque-se evidenciar os quatro sonhos de São José (Mt 1, 19-23; Mt 2, 13-15; Mt 2, 19-21; Mt 2, 22-23) e a devoção a São José dormindo.
6. Celebrar o dia 1º de Maio, evidenciando nosso compromisso junto aos trabalhadores e trabalhadoras, bem como todo o povo desempregado em nosso país: homens, mulheres e jovens.
7. Que seja recitado o Santo Terço na intenção das famílias e dos noivos. As pastorais cuja espiritualidade está ligada à família (Pastoral Familiar, ECC, entre outros) assumam o compromisso de rezarem segundo nestas intenções, bem como promovam a devoção a São José em suas atividades pastorais, ressaltando São José como noivo, esposo, pai no contexto da Sagrada Família; apresentando-o como exemplo para as famílias, esposo dedicado, homem de fé e obediente a Deus, trabalhador honesto e justo, homem de poucas palavras e provedor da família sagrada de Nazaré.
João Pessoa, 19 de março de 2021.
† Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap
Arcebispo Metropolitano da Paraíba